Introdução

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A Faculdade Mater Dei, atenta às exigências de um mundo em constante transformação, pauta suas atividades acadêmicas no princípio de que o conhecimento ainda é a maior esperança para se construir uma sociedade mais igualitária, justa e democrática.

Oferecendo cursos na área das Ciências Humanas, Exatas e de Tecnologia, integra o ensino, a pesquisa e a extensão, formando lideranças capazes de promover a revolução social, cultural, técnica e política que o país tanto almeja abrindo espaços para o humanismo, a reflexão e a crítica, tornados aqui diferenciais.

Com um corpo docente qualificado e apto a participar desta tão necessária revolução, aliado a uma infraestrutura adequada, recursos tecnológicos de ponta e referenciais de responsabilidade social, compromisso com a preservação e desenvolvimento da cultura, respeito à questão ambiental e, principalmente, permanente diálogo com a sociedade local e regional, a Faculdade Mater Dei desenvolve a sua proposta de educação interdisciplinar focada no que há de mais importante entre todos os fatores já citados: o ser humano que aqui vem ocupar o seu espaço.

Histórico

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O ano de 1968 o grupo Mater Dei iniciou suas atividades na área educacional. Com a certeza de que a qualidade na prestação de serviços seria a segurança deste grande empreendimento, foi traçado um caminho de sucessos na história da educação do Sudoeste do Paraná.

O ensino superior do grupo Mater Dei tem sua realização na Faculdade Mater Dei, cujo credenciamento foi através da Portaria nº 1.142, de 21 de julho de 1999. É mantida pelo Colégio Mater Dei S/C Ltda, que atende alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, com sede na cidade de Pato Branco, Estado do Paraná.

A Faculdade Mater Dei está localizada na Rua Mato Grosso, 200- centro em uma ampla e moderna estrutura física oferecendo espaços dimensionados para todas as necessidades acadêmicas em todos os seus cursos, priorizando o bem-estar, acessibilidade e espaços de consciência, sem esquecer de preservar os seus aspectos históricos e culturais da cidade como é o caso da Biblioteca São José, cujo prédio é importante marco na história de Pato Branco.

O primeiro curso a ser implantado foi o de Bacharelado em Direito, autorizado pela Portaria Ministerial 1.142, de 21 de julho de 1999. Trata-se de um curso de vanguarda cuja qualidade foi reconhecida pela OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Visando atender a vocação social da instituição, foi criado o NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas, que além de ser um laboratório para os futuros advogados, funciona como um fórum de atendimento e acompanhamento de processos judiciais à comunidade carente e sem condições de arcar com custas jurídicas de eventuais processos.

Em 01 de junho de 2000, através da Portaria Ministerial 784, foi autorizado o Curso de Bacharelado em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios, Gestão de Turismo, Gestão em Comércio Exterior e Gestão em Marketing. O Curso de Administração tem por objetivo formar gestores capazes de atender as necessidades e demandas das organizações modernas, criando e agregando valor ao negócio. Para concretizar esse objetivo tem concentrado sua orientação em "business" e vem buscando criar seu diferencial através criação do "Núcleo de Relações Empresariais" consolidando, assim, a formação de seus discentes através da parceria com a comunidade empresarial, visando oferecer ao mercado profissionais capacitados e em sintonia com a cultura local de gestão empresarial.

Ainda em 2000, no dia 23 de agosto, através da Portaria Ministerial 1.301, foi autorizado o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. O curso visa formar profissionais com habilidades para avaliar e selecionar software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa; analisar, projetar e desenvolver software para fins científicos e comerciais e assumir um papel de agente transformador no mercado atual, provocando mudanças com a agregação de novas tecnologias na solução de problemas e propiciando novos tipos de atividade. Para isso, a Faculdade Mater Dei mantém convênios com empresas e Incubadoras Tecnológicas que disponibilizam espaços e equipamentos para o desenvolvimento de projetos. A fim de consolidar a proposta do Mercosul, a faculdade mantém, ainda, convênios com instituições de ensino da Argentina e do Paraguai.

A Faculdade Mater Dei vem pautando seu funcionamento, segundo os desideratos originais de sua criação, razão pela qual desponta na região em que atua, com expressiva conceituação de qualidade, graças à dedicação imprimida nas suas atividades em geral e, principalmente, naquelas relacionadas ao ensino superior.

A tradição de qualidade de ensino renova-se a cada dia com suporte em décadas de aperfeiçoamento, e a Faculdade Mater Dei traduz o sonho do Grupo Mater Dei em ver cada vez mais estudantes com um olhar novo, adquirindo ferramentas que o ajudem no processo de compreensão do mundo e na construção de uma sociedade mais humana e mais justa. Neste sentido, acompanhando a evolução do ensino superior no país, a Faculdade Mater Dei prepara-se para expandir de modo a contribuir com o desenvolvimento social da Região Sudoeste do Paraná com a oferta de novos cursos de nível superior, como corolário de seus princípios filosóficos, sem descuidar da qualidade.

Estrutura e Objetivos

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Campus de Ensino Superior

A Faculdade Mater Dei oferece para você:

  • A melhor qualidade de ensino da região
  • Elevada qualificação de professores
  • Salas de aula climatizadas e com carteiras ergonomicamente corretas
  • Modernos laboratórios com grande número de computadores, periodicamente atualizados, dentro dos melhores padrões de tecnologia e todos conectados a internet
  • Laboratórios disponíveis a todos os acadêmicos em período integral
  • Biblioteca com rico acervo em constante atualização, com salas de estudos e computadores
  • Programas de atendimento à comunidade para a prática profissional
  • Cursos de Pós-graduação
  • Eventos acadêmicos vinculados ao ensino, à pesquisa e extensão
  • Convênios com várias entidades nacionais e estrangeiras voltados ao desenvolvimento acadêmico
  • Comprometimento com a comunidade mediante projetos sociais
Objetivos
  • Visão: "Até 2018, ser referência em educação superior como a melhor faculdade privada do sul do Brasil para estudar e trabalhar, com os melhores índices oficiais de avaliação."
  • Missão: "Formar profissional-cidadão com empregabilidade por meio de atividades de ensino e aprendizagem e extensão responsável"
  • Valores: ? Respeito ao pluralismo de idéias
  • Compromisso social com o desenvolvimento regional e global
  • Produção e uso da tecnologia a serviço da humanização
  • Ética no relacionamento
  • Formação e profissionalização de vanguarda

Tesouraria

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Quando vencem as mensalidades?

A primeira mensalidade tem seu vencimento de acordo com o cronograma de matrícula.

As demais mensalidades vencem até:
a) Para pagamento até dia 08 de cada mês, desconto de 10%;
b) Para pagamento até dia 15 de cada mês, desconto de 5%.

Como efetuar o pagamento das mensalidades?

O aluno deve utilizar o boleto para efetuar o pagamento das mensalidades.
Os boletos referente as demais mensalidades serão entregues ao aluno no ato da matrícula.

O pagamento pode ser feito:

a) Até o vencimento, em qualquer agência bancária no território nacional.
b) Após o vencimento, de acordo com as instruções do boleto.

O boleto pode ser pago, também, através dos seguintes meios:

a) Pela internet*;
b) Por débito em conta corrente**.
* Consulte o seu banco sobre estes serviços.
** Bancos credenciados: Banco do Brasil.

Observação:
  • O pagamento da 1ª (primeira) mensalidade e a inexistência de débitos são indispensáveis à efetivação da matrícula.
  • O aluno deve manter o seu endereço atualizado.
  • O não recebimento do boleto bancário ou outro instrumento de cobrança não desobriga o aluno de efetuar o pagamento da mensalidade na data de vencimento. Na eventualidade do não recebimento do instrumento de cobrança, o aluno deverá solicitar, até dois dias antes do vencimento, a emissão da segunda via do mesmo junto à tesouraria.
Como incluir minha mensalidade em Débito Automático?

O aluno deve preencher um formulário que está disponível na tesouraria da faculdade, autorizando o débito em sua conta corrente.

Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 12h e das 18h30min às 22h30min.

Como é feito o reajuste das mensalidades?

A forma de reajuste dos encargos financeiros é baseada no sistema de custo contábil, elaborado através de uma planilha, que atende a lei 9.870 de 23/janeiro/99.

Secretaria Acadêmica

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Apresentação

A Secretaria Acadêmica da Faculdade Mater Dei é o setor responsável pelo atendimento ao aluno e reúne a documentação pertinente ao desempenho das atividades acadêmicas.É responsável pelo manuseio, classificação, preservação e manutenção do acervo discente e da Instituição, exercendo atos de controle e supervisão acadêmico-administrativa. É a instância que, possui como atividade primordial o processamento dos dados sobre o ensino e a vida acadêmica dos discentes, acompanhando a trajetória dos alunos desde a entrada na Instituição até o momento da conclusão do curso.

Secretária Acadêmica: Beatriz Lucy Bernardi

e-mail: secretaria@materdei.edu.br

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h - 13h30m às 22h:45m. Aos Sábados das 8h às 12h.

Matrícula

Matrícula é o ato formal de vínculo do aluno com a Faculdade.As matrículas de graduação são efetivadas somente aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

Matrícula de Ingressantes

Os candidatos classificados no Processo Seletivo devem requerer matrícula inicial dentro do prazo fixado pela Faculdade. A matrícula inicial deve ser efetivada mediante a apresentação da documentação descrita a seguir:

  • Original e fotocópia do Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente; fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e para o candidato que tenha concluído Curso Técnico do Ensino Médio ou Curso Superior, duas fotocópias do diploma registrado no órgão competente.
  • Duas fotocópias da certidão de nascimento ou casamento.
  • Duas fotocópias da cédula de identidade, em folhas tamanho A-4 (frente e verso em uma única folha).
  • Fotocópia do título de eleitor para brasileiros maiores de 18 anos e último comprovante de voto.
  • Fotocópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  • Fotocópia do Certificado de Alistamento Militar ou Carteira de Reservista, para alunos do sexo masculino.
  • Fotocópia do Comprovante de Residência.
  • Duas fotografias 3x4 (recente).

*Certificados de Conclusão de Ensino Médio realizado em nível de suplência (Supletivo): apresentar "visto confere" da Diretoria de Ensino ou cópia da lauda de concluintes publicada no DOE (Diário Oficial do Estado).

OBSERVAÇÕES:

1. Os originais e cópias devem ser apresentados no ato da matrícula (legíveis). As cópias autenticadas em cartório dispensam a apresentação dos originais. Os documentos com frente e verso deverão ser copiados numa única folha.

2. Menores de 18 anos devem vir acompanhados pelo seu representante legal (responsável financeiro), que apresentará, também, uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

4. Transferência de outra Instituição para a Faculdade Mater Dei

Transferência externa é destinada a alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que queiram transferir-se para a Faculdade Mater Dei.

As solicitações de transferência devem ser requeridas através do preenchimento de protocolo na Central de Atendimento e apresentação dos seguintes documentos originais:

  • 1. Histórico Escolar Oficial - via original expedida há, no máximo 4 (quatro) meses pela Instituição de origem, contendo:
    • 1.1. Data de expedição e assinatura identificada (nome/cargo) das autoridades acadêmicas da IES emitente.
    • 1.2. Dados do Processo Seletivo:
      • 1.2.1. No caso de concurso vestibular deve constar a época de realização (mês e ano) e classificação; ou
      • 1.2.2. No caso de outras formas de ingresso deve constar a descrição do processo seletivo;
    • 1.3. Dados das Disciplinas:
      • 1.3.1. Disciplinas com a nota e a menção final ?aprovado?(desconsiderar disciplinas reprovadas, em curso ou a cursar); Se o aluno tem aproveitamento de mais de uma IES deverá apresentar o Histórico Escolar Oficial de todas.
      • 1.3.2. Indicação do(s) período(s) de trancamento de matrícula, quando for o caso;
    • 1.4. Dados Legais:
      • 1.4.1. Número e data do ato oficial de reconhecimento do curso - ato oficial ou declaração da IES (via original ou cópia autenticada);
      • 1.4.2. Número e data do ato oficial de credenciamento da Instituição (ou autorização para funcionamento) - ato oficial ou declaração da IES (via original ou cópia autenticada).
  • 2. Critério de aprovação e promoção - declaração explicitando o critério de avaliação e promoção adotados na Instituição de Ensino Superior ? IES de origem, datada e assinada (assinatura identificada - nome/cargo) ou cópia dos artigos do regimento ou de outro ato da IES que oficializa o assunto, devidamente carimbado e assinado (assinatura identificada - nome/cargo) pelo responsável pela expedição de documentos.
  • 3. Programas (com ementas/planos de ensino) das disciplinas ou módulos - via original com assinatura identificada (nome/cargo) do responsável pela emissão de documentos ou cópia com autenticação em todas as folhas.
  • 4. Atestado de Regularidade Acadêmica (Declaração de Vínculo) da Instituição de origem.
  • 5. Atestado de Regularidade junto ao Enade
  • 6. Histórico Escolar do Ensino Médio concluído (contendo todas as séries) - cópia autenticada (frente e verso em peça única).

Avaliação Institucional

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O que é?

É a forma da Instituição auto avaliar-se.O processo de autoavaliação foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as atividades ofertadas de modo a buscar resultados que possam contribuir para um aprimoramento cada vez maior no ensino, na aprendizagem e nos diversos setores da instituição.

Quem organiza a Avaliação Institucional

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é a equipe responsável pela avaliação institucional da Faculdade Mater Dei e segue as diretrizes do Ministério da Educação, estabelecidas pelo SINAES (Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior - Lei 10.861 de 14 de Abril de 2004).

Objetivos
  • Identificar potencialidades e fragilidades da Instituição;
  • Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos fatores institucionais;
  • Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade.
Principais Instrumentos
  • Análise de documentosinstitucionais;
  • Avaliação histórico-oral pelo discente;
  • Avaliação no Portal Universitário do docente pelo discente; avaliação do coordenador de curso pelo docente, avaliação da infra-estrutura da Instituição pelo discente, docente e pelos técnicos administrativos.
Quem avalia e quem é avaliado
Alunos
(1° Semestre)
Disciplina, Professor e Ensino-Aprendizagem.
Alunos
(2° Semestre)
Curso, Coordenação do Curso, Direção, Setores de Apoio, Auto avaliação.
Professores
(2° Semestre)
Auto avaliação, Direção, Setores de Apoio, Curso, Coordenação do Curso.
Técnicos-Administrativos
(2° Semestre)
Instituição, Direção e Setores de Apoio.
Por que avaliar?

Para a construção de uma instituição cada vez melhor. A opinião e comprometimento de todos que fazem parte da Faculdade Mater Dei é fundamental para o bom andamento das atividades em cada um dos cursos ofertados.

Como Avaliar?

Respondendo a enquete eletrônica que está disponível semestralmente no Portal Universitário Mater Dei, participando dos encontros sugeridos pelo NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) e enviando sugestões no campo Ouvidoria do site Mater Dei.