Casa cheia de professores: Semana Pedagógica Mater Dei recebe Pró-Reitor da UP, Ronaldo Casagrande

06/02/2018

Foram os professores o público que lotou o Auditório Algemiro Pretto da Faculdade Mater Dei na noite desta segunda-feira, 5. Na continuidade da Semana Pedagógica 2018, uma das atrações da noite foi a palestra "Novos Desafios do Ensino Superior", proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Positivo, Ronaldo Casagrande. Ele explanou uma trajetória do crescimento das instituições de ensino superiores de 1996 para os dias atuais, passando pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o exponencial crescimento de acesso ao ensino profissionalizante: em 1996 um total de 2 milhões de alunos estavam em 711 IES privadas; em 2018, já eram mais de 8 milhões de alunos, sendo que 75,7% estavam em IES privadas. Em 2015, 14% da população brasileira detinha o ensino superior. Casagrande disse ainda que algumas tendências do Ensino Superior são: o hibridismo do ensino, o barateamento da educação, a massificação do ensino superior pelo EAD, a educação informal, o professor diferente e alianças estratégicas, que consiste em instituições que têm os mesmos valores, como Mater Dei e UP, trabalharem juntas. Dito isto, explanou sobre a aliança com a Faculdade, em Pato Branco. " É uma parceria ganha-ganha, pois aumenta o portfólio de cursos para ambas e a comunidade vê como um conglomerado. Estamos abrindo duas turmas de Biomedicina no Semipresencial, na qual o diploma será expedido pela UP e todos falarão que vieram estudar na Mater Dei", exemplificou.
A diretora Ivone Guerra salientou que "quem vem para a Mater Dei, vem para fazer a diferença. Que sejamos grandes em cada ato. Pense que no outro lado, poderia ser você sentado", comentou, refletindo com os professores. A diretora ainda fez questão de dizer que além do trabalho, que todos continuassem sendo felizes, pois a isto se chama realização e o respeito mútuo é fundamental.
Após as palestras e orientações diretivas e pedagógicas, cada corpo docente de curso registrou uma foto própria e os professores foram convidados a prestigiar uma festa mexicana, ofertada pela direção.

Texto: Daiana Pasquim-Jornalista DRT/PR 5613
Fotos: Lucas Piaceski / Agência PQPK