Sebrae inaugura Ponto de Atendimento ao Empreendedor, na Faculdade Mater Dei

22/06/2018

Um marco de expansão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi realizado na noite desta quinta-feira, 21, tendo como parceira a Faculdade Mater Dei. Uma solenidade prestigiada por autoridades, imprensa, direção, coordenadores e educadores conferiu às instalações da Mater Junior, acessada pela Avenida Tupi, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, uma proposta que o Sebrae vem traçando junto a algumas instituições de ensino superior para melhor atender o empresariado.
O Gerente Regional Sul SEBRAE, Cesar Giovani Colini, explicou que continuam em sua sede fazendo atendimentos de uma forma mais específica; na Mater Dei haverá a possibilidade de atender a todas as demandas. "Sendo assim, na cidade de Pato Branco, passamos a ter três pontos de atendimento: o SEBRAE, em sua sede inicial; aqui na Faculdade Mater Dei; e ainda a sala do empreendedor localizada na Prefeitura municipal.
Igualmente, o diretor Superintendente SEBRAE, Vitor Roberto Tioqueta evidenciou que "é uma parceria muito importante estar dentro da Faculdade Mater Dei, podendo fazer uma aproximação do trabalho do SEBRAE - que tem toda a experiência do atendimento ao empresário, junto com o mundo acadêmico, podendo ampliar esta capacitação, experiência e conhecimento, para atender tanto os acadêmicos da Mater Dei, quanto o empresário desta região, que é importante por ter muitas empresas".
Tioqueta afirma que o sistema já iniciou a experiência em outras cidades e tem colhido ótimos resultados, uma vez que as micro e pequenas empresas representam 98,5% de todos os negócios do mercado e trata-se de um público que precisa de conhecimento para aperfeiçoar sua estrutura e melhor atender seus clientes. "Quando temos um apoio duplo, de uma instituição como o SEBRAE, que tem um conhecimento empresarial muito forte, junto com uma instituição, que tem o conhecimento acadêmico, temos um resultado muito maior", confiou o superintendente.
Colini reiterou o ganho desta estratégia de abordagem em parceria com Faculdades. "Um modelo que vem sendo exitoso no Paraná. Eu percebo que a cidade só tem a ganhar, os empreendedores tem um local a mais para eles poderem contar com toda a metodologia, capacitação, consultoria e formação empreendedora". O gerente regional confia que além de o acadêmico começar a olhar o futuro e se tornar um empreendedor, faz também com que a Faculdade tenha um viés mais empresarial.
O novo status também é salientado por Vitor Guerra, que levou as palavras da direção da Mater Dei. "A linguagem empreendedora que o SEBRAE traz, para nós, é uma ponte fundamental. Junto com isso também, estarão sendo instalados dentro da instituição todos os cursos e eventos que o SEBRAE irá trazer, o que prioriza que os nossos acadêmicos possam cada vez mais participar sem precisar sair de sua casa", comemorou.

Empreendedorismo e inovação de alto impacto
A solenidade foi seguida da palestra "Empreendedorismo e inovação de alto impacto", no Auditório Algemiro Pretto, a qual foi prestigiada pelos acadêmicos e convidados. Bruno Perin, administrador, escritor e empreendedor, sócio de 3 start-ups, ficou encarregado de trazer um olhar para empreender com poucos recursos. "O próprio estilo de empreender mudou consideravelmente nos últimos tempos e é isso que eu quero mostrar - quais são as novas perspectivas, o novo jeito de pensar empreendedorismo e como empreender com pouco recurso, que é minha especialidade". Isto significa, segundo ele, olhar para os demais insumos para além do dinheiro. "Você pode não ter a 'grana' para começar um negócio, mas pode ter valor, por exemplo, uma boa rede de conexões, uma comunidade muito forte de pessoas em torno de um determinado assunto, ou montando uma ótima proposta de pré-venda, você também gera muito valor. São três toques rápidos que mesmo sem dinheiro você pode gerar valor e isso te permite começar um negócio", motivou.

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK