Escritório Modelo de Arquitetura

O Escritório Modelo de Arquitetura – EMA, foi implantado no início de 2011 com o objetivo de dar aos acadêmicos do 7º e 8º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo a oportunidade de desenvolver a prática profissional através do atendimento a comunidade carente e instituições beneficentes.

Coordenação Geral: Prof. Arq. William Megumu Nishii

Missão

Oportunizar a prática profissional aos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIMATER através do desenvolvimento de projetos reais e concursos públicos nacionais e internacionais.

Visão

Transparecer à comunidade externa a qualidade de ensino da instituição auxiliando o curso de Arquitetura e Urbanismo a tornar-se referência regional.

Valores

  • Trabalhar com paixão e determinação;
  • Ser comprometido e respeitoso;
  • Criar relacionamentos honestos e abertos através da colaboração;
  • Ser criativo e aberto a mudanças.

História

Implantado no início de 2011, o Escritório Modelo de Arquitetura do UNIMATER foi criado para dar uma visão real das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo através do desenvolvimento de projetos práticos.

Criado com o intuito de propiciar oportunidade de estágio aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e exercitar e complementar os conhecimentos adquiridos através de atividades de projetos e assessorias, atuando preferencialmente nos projetos de cunho social e filantrópicos, o Escritório Modelo reforça a importância do papel do arquiteto e urbanista perante a sociedade.

Os convênios firmados entre entidades de classe, órgãos públicos, setor privado sem fins lucrativos e o UNIMATER visam proporcionar à comunidade externa, que necessita do atendimento de um profissional arquiteto, a formulação de projetos e intervenções focados na melhoria da qualidade de vida através da evolução da qualidade espacial e ambiental.

No rol de projetos produzidos pelo EMA, estão uma série de edificações de diferentes escalas, como habitações populares, edifícios comunitários, praças e parques. Todos os projetos são idealizados para criar relações custo-benefício viáveis e que se apropriam de parâmetros ambientais para desenvolver construções econômicas e inteligentes e que estão afinadas com os conceitos de sustentabilidade contemporâneos.

Além dos projetos para a comunidade, o Escritório Modelo do UNIMATER envolve os acadêmicos em diferentes concursos de Arquitetura que permitem ao estudante desenvolver sua criatividade além das limitações financeiras da vida profissional cotidiana. Este trabalho já rendeu um prêmio internacional à Instituição, que foi laureada com o primeiro lugar no concurso Premio Le 5 Stagioni - do Instituto Poli.design de Milão, com o projeto "Top Pizza - Spazzio".

Parcerias

Dentre as diversas parcerias firmadas com o Escritório Modelo de Arquitetura estão a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Pato Branco, onde são desenvolvidas adequações de projetos junto à Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de pato Branco no desenvolvimento dos projetos para a feira Inventum; Prefeitura Municipal de Vitorino, Prefeitura Municipal de Marmeleiro; Prefeitura municipal de Chopinzinho; Prefeitura municipal de Palmas; APAE; Rotary; 5ª Divisão da Polícia Civil de Pato Branco; 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco;

Objetivos

  • Propiciar oportunidade de estágio aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo;
  • Exercitar e complementar os conhecimentos adquiridos através de atividades de projetos e assessorias;
  • Prestar serviços de arquitetura e urbanismo à comunidade externa carente e/ou instituições sem fins lucrativos, oportunizando ao estudante uma consciência social e de cidadania;
  • Intensificar o relacionamento entre a comunidade e a instituição.