O UNIMATER

Introdução

O UNIMATER, atenta às exigências de um mundo em constante transformação, pauta suas atividades acadêmicas no princípio de que o conhecimento ainda é a maior esperança para se construir uma sociedade mais igualitária, justa e democrática.

Oferecendo cursos na área das Ciências Humanas, Exatas e de Tecnologia, integra o ensino, a pesquisa e a extensão, formando lideranças capazes de promover a revolução social, cultural, técnica e política que o país tanto almeja abrindo espaços para o humanismo, a reflexão e a crítica, tornados aqui diferenciais.

Com um corpo docente qualificado e apto a participar desta tão necessária revolução, aliado a uma infraestrutura adequada, recursos tecnológicos de ponta e referenciais de responsabilidade social, compromisso com a preservação e desenvolvimento da cultura, respeito à questão ambiental e, principalmente, permanente diálogo com a sociedade local e regional, O UNIMATER desenvolve a sua proposta de educação interdisciplinar focada no que há de mais importante entre todos os fatores já citados: o ser humano que aqui vem ocupar o seu espaço.


Missão
Formar profissional-cidadão com empregabilidade por meio de atividades de ensino e extensão responsável.

Visão
Ser reconhecida como Instituição de Ensino Superior inovadora pelo alto nível de ensino e extensão, responsável perante a comunidade e respeitada pela formação competente de seus egressos.

Histórico

O ano de 1968 o grupo Mater Dei iniciou suas atividades na área educacional. Com a certeza de que a qualidade na prestação de serviços seria a segurança deste grande empreendimento, foi traçado um caminho de sucessos na história da educação do Sudoeste do Paraná.

O ensino superior do grupo Mater Dei tem sua realização no UNIMATER, cujo credenciamento foi através da Portaria nº 1.142, de 21 de julho de 1999. É mantida pelo Colégio Mater Dei S/C Ltda, que atende alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, com sede na cidade de Pato Branco, Estado do Paraná.

O UNIMATER está localizada na Rua Mato Grosso, 200- centro em uma ampla e moderna estrutura física oferecendo espaços dimensionados para todas as necessidades acadêmicas em todos os seus cursos, priorizando o bem-estar, acessibilidade e espaços de consciência, sem esquecer de preservar os seus aspectos históricos e culturais da cidade como é o caso da Biblioteca São José, cujo prédio é importante marco na história de Pato Branco.

O primeiro curso a ser implantado foi o de Bacharelado em Direito, autorizado pela Portaria Ministerial 1.142, de 21 de julho de 1999. Trata-se de um curso de vanguarda cuja qualidade foi reconhecida pela OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Visando atender a vocação social da instituição, foi criado o NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas, que além de ser um laboratório para os futuros advogados, funciona como um fórum de atendimento e acompanhamento de processos judiciais à comunidade carente e sem condições de arcar com custas jurídicas de eventuais processos.

Em 01 de junho de 2000, através da Portaria Ministerial 784, foi autorizado o Curso de Bacharelado em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios, Gestão de Turismo, Gestão em Comércio Exterior e Gestão em Marketing. O Curso de Administração tem por objetivo formar gestores capazes de atender as necessidades e demandas das organizações modernas, criando e agregando valor ao negócio. Para concretizar esse objetivo tem concentrado sua orientação em "business" e vem buscando criar seu diferencial através criação do "Núcleo de Relações Empresariais" consolidando, assim, a formação de seus discentes através da parceria com a comunidade empresarial, visando oferecer ao mercado profissionais capacitados e em sintonia com a cultura local de gestão empresarial.

Ainda em 2000, no dia 23 de agosto, através da Portaria Ministerial 1.301, foi autorizado o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. O curso visa formar profissionais com habilidades para avaliar e selecionar software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa; analisar, projetar e desenvolver software para fins científicos e comerciais e assumir um papel de agente transformador no mercado atual, provocando mudanças com a agregação de novas tecnologias na solução de problemas e propiciando novos tipos de atividade. Para isso, O UNIMATER mantém convênios com empresas e Incubadoras Tecnológicas que disponibilizam espaços e equipamentos para o desenvolvimento de projetos. A fim de consolidar a proposta do Mercosul, a faculdade mantém, ainda, convênios com instituições de ensino da Argentina e do Paraguai.

O UNIMATER vem pautando seu funcionamento, segundo os desideratos originais de sua criação, razão pela qual desponta na região em que atua, com expressiva conceituação de qualidade, graças à dedicação imprimida nas suas atividades em geral e, principalmente, naquelas relacionadas ao ensino superior.

A tradição de qualidade de ensino renova-se a cada dia com suporte em décadas de aperfeiçoamento, e O UNIMATER traduz o sonho do Grupo Mater Dei em ver cada vez mais estudantes com um olhar novo, adquirindo ferramentas que o ajudem no processo de compreensão do mundo e na construção de uma sociedade mais humana e mais justa. Neste sentido, acompanhando a evolução do ensino superior no país, O UNIMATER prepara-se para expandir de modo a contribuir com o desenvolvimento social da Região Sudoeste do Paraná com a oferta de novos cursos de nível superior, como corolário de seus princípios filosóficos, sem descuidar da qualidade.

Estrutura e Objetivos

O UNIMATER oferece para você:
  • A melhor qualidade de ensino da região
  • Elevada qualificação de professores
  • Salas de aula climatizadas e com carteiras ergonomicamente corretas
  • Modernos laboratórios com grande número de computadores, periodicamente atualizados, dentro dos melhores padrões de tecnologia e todos conectados a internet
  • Laboratórios disponíveis a todos os acadêmicos em período integral
  • Biblioteca com rico acervo em constante atualização, com salas de estudos e computadores
  • Programas de atendimento à comunidade para a prática profissional
  • Cursos de Pós-graduação
  • Eventos acadêmicos vinculados ao ensino, à pesquisa e extensão
  • Convênios com várias entidades nacionais e estrangeiras voltados ao desenvolvimento acadêmico
  • Comprometimento com a comunidade mediante projetos sociais

Tesouraria

Quando vencem as mensalidades?
A primeira mensalidade tem seu vencimento de acordo com o cronograma de matrícula.
As demais mensalidades vencem até:
a) Para pagamento até dia 10 de cada mês, desconto de 10%;

Como efetuar o pagamento das mensalidades?
O aluno deve utilizar o boleto para efetuar o pagamento das mensalidades.

O pagamento pode ser feito:
a) Até o vencimento, em qualquer agência bancária no território nacional.
b) Após o vencimento, de acordo com as instruções do boleto.
O boleto pode ser pago, também, através dos seguintes meios:
a) Pela internet*;
b) Por débito em conta corrente**.
* Consulte o seu banco sobre estes serviços.
** Bancos credenciados: Banco do Brasil.

Observação:

O pagamento da 1ª (primeira) mensalidade e a inexistência de débitos são indispensáveis à efetivação da matrícula.
O aluno deve manter o seu endereço atualizado.
O não recebimento do boleto bancário ou outro instrumento de cobrança não desobriga o aluno de efetuar o pagamento da mensalidade na data de vencimento. Na eventualidade do não recebimento do instrumento de cobrança, o aluno deverá solicitar, até dois dias antes do vencimento, a emissão da segunda via do mesmo junto à tesouraria.

Como incluir minha mensalidade em Débito Automático?
O aluno deve preencher um formulário que está disponível na tesouraria da faculdade, autorizando o débito em sua conta corrente.

Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 12h e das 13h30min às 22h30min.

Como é feito o reajuste das mensalidades?
A forma de reajuste dos encargos financeiros é baseada no sistema de custo contábil, elaborado através de uma planilha, que atende a lei 9.870 de 23/janeiro/99.

PBE (Programa de Bolsa de Estudos)

Conheça o regulamento do Programa de Bolsa de Estudos (PBE) para o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento dos participantes envolvidos.
Clique aqui e baixe o regulamento

Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica do UNIMATER é o setor responsável pelo atendimento ao aluno e reúne a documentação pertinente ao desempenho das atividades acadêmicas.É responsável pelo manuseio, classificação, preservação e manutenção do acervo discente e da Instituição, exercendo atos de controle e supervisão acadêmico-administrativa. É a instância que, possui como atividade primordial o processamento dos dados sobre o ensino e a vida acadêmica dos discentes, acompanhando a trajetória dos alunos desde a entrada na Instituição até o momento da conclusão do curso.

Secretária Acadêmica: Beatriz Lucy Bernardi
E-mail: secretaria@materdei.edu.br

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h - 13h30m às 22h. Aos Sábados das 8h às 12h.

Manual do Aluno
Clique aqui para baixar o Manual do Aluno

Matrícula
Matrícula é o ato formal de vínculo do aluno com o UNIMATER. As matrículas de graduação são efetivadas somente aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

Matrícula de Ingressantes
Os candidatos classificados no Processo Seletivo devem requerer matrícula inicial dentro do prazo fixado pela Faculdade. A matrícula inicial deve ser efetivada mediante a apresentação da documentação. Documentação para Matrícula

Transferência de outra Instituição para o UNIMATER
Transferência externa é destinada a alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que queiram transferir-se para O UNIMATER.
As solicitações de transferência devem ser requeridas através do preenchimento de protocolo na Central de Atendimento e apresentação dos documentos originais abaixo relacionados: Documentação para Transferência

Consulta Pública de Diplomas
Em atendimento à Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema
federal de ensino, o UNIMATER disponibiliza nesta página todos os Diplomas emitidos e registrados, a partir de 25 de abril de 2019, para fins de verificação de autenticidade. Consulte aqui